Com o intuito de fazer algo em prol do próximo, um grupo de amigos, todos trabalhadores do porto de Santos, reuniram-se e fundaram um grupo espírita que inicialmente foi batizado de Núcleo Espiritual Cáritas e uma creche no México 70 em São Vicente.

Reuniram-se primeiramente todos os domingos na residência de um deles, mas como cresceu a procura ficou difícil manter os trabalhos nessa residência. Foram então para a rua São Bento, próximo à rodoviária de Santos. Daquele local passaram para a rua Leonardo Roitmann, 08, onde foi oficializado em 27/07/83.

Em 12 de março de 1989, enfim realizamos o sonho da compra de nossa sede, sito à rua Luiz de Camões, 71, onde realmente iniciamos dentro dos fundamentos da Doutrina Espírita. Concomitantemente demos início as atividades assitenciais, com a oferta de cestas básicas para famílias carentes, evangelização das crianças dessas famílias (com lanche), auxílio às gestantes com exovais, distribuição de roupas, calçados e diversos e a criação da "Sacolinha de Natal" para 50 crianças.

Depois de 14 anos, conseguimos nos transferir para uma sede maior (própria), onde poderíamos receber mais irmãos que nos procuram, e ampliando os nossos trabalhos dentro do grupo. Nesse período mudamos o nome da entidade para "Núcleo Espírita Cáritas" compatível com a nossa Doutrina.

Luci e Lúcia